É assim que Mona Lisa REALMENTE se parecia? Feiticeiros digitais transformam pinturas do século XVI em retratos fotorrealistas

Já imaginou qual seria o modelo para o icônico ícone de Leonardo da Vinci? Monalisa parecia na vida real? Ou se o sorriso dela era exatamente como ele pintou?

Um extraordinário novo projeto de arte digital visa recriar retratos clássicos em estilo fotorrealista, mostrando como alguns dos pintores e pinturas mais famosos da história teriam sido se a tecnologia da câmera tivesse sido inventada no século XVI.

A equipe criativa, liderada pelo artista digital britânico Quentin Devine, incluiu um fotógrafo, um estilista e um maquiador.

Juntos, eles recriaram quatro pinturas clássicas - Monalisa de Leonardo da Vinci , autorretratos icônicos dos grandes mestres Rembrandt e Raphael, e Thomas Gainsborough de O menino azul .

Modelo posa para recreação de Mona Lisa

Cada um dos retratos foi meticulosamente fotografado usando um modelo parecido, com estilo e maquiagem para combinar com a pintura original, antes que os toques finais fossem feitos por um artista digital.

A equipe se concentrou em combinar o estilo, a iluminação, as texturas e a composição geral das pinturas para produzir a combinação mais detalhada possível da pintura original, mantendo-se fiel a uma fotografia realista.

Monalisa

Mona Lisa recriada em estilo fotorrealista (Imagem: Flikr/Taylor Herring)

Cada retrato levou um total de 36 horas para ser concluído.

O projeto foi encomendado pelo canal de TV Yesterday, para incentivar as pessoas a assistirem ao seu novo programa Caçadores da Arte Perdida , que explora a fascinante história por trás das pinturas mais icônicas do mundo.

Modelo posa para recriação de autorretrato de Rembrandt

“É incrível que possamos finalmente ver como seriam os grandes mestres Raphael e Rembrandt na vida real. Eles nunca poderiam imaginar que suas pinturas poderiam ser recriadas com tanta precisão mais de três séculos depois! disse Adrian Wills, gerente geral de Yesterday.

“As pessoas refletiram durante séculos sobre a expressão facial ambígua de Mona Lisa – ela estava sorrindo ou franzindo a testa? Essa recriação indica que era de fato um sorriso, e talvez ela fosse mais bonita do que a pintura sugere.

O icônico autorretrato do pintor holandês Rembrandt

Autorretrato de Rembrandt recriado em estilo fotorrealista (Imagem: Flikr/Taylor Herring)

Raiders of the Lost Art vai ao ar ontem, 14h, dias úteis a partir de 9 de novembro. Catch-up está disponível no UKTV Play.

Mais Lidos
Não perca